Informação da Semana!

As atividades e postagens do blog LY2F-Digital podem estar meio lentas, mas estou fazendo de tudo para manter vocês sempre com o melhor conteúdo da WEB! (17 07 2012)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Você realmente sabe se o arquivo que você esta visualizando realmente é um .JPG?

  O formato de imagem JPEG é provavelmente o formato de imagem mais amplamente utilizado no mundo. Existem diferentes formatos para imagens JPEG e JFIF é o mais comum. É uma versão simplificada do JPEG e é considerado o padrão para a maioria das aplicações que ler e escrever arquivos JPEG.

Quando olhamos para um cabeçalho jpeg existem várias partes que podemos usar para identificar o tipo de imagem e formatos utilizados. A primeira parte é olhar para os dois primeiros bytes do arquivo. Os valores hex FF D8 irá identificar o início do arquivo de imagem. Isso é muitas vezes suficiente para saber que você tem um arquivo JPEG real. Os próximos dois bytes são o marcador Aplicação normalmente FF E0. Este marcador pode mudar, dependendo do aplicativo usado para modificar ou salvar a imagem. Eu já vi esse marcador como FF E1 quando as imagens foram criadas por câmeras digitais da Canon. Os próximos dois bytes são ignorados. Leia os próximos cinco bytes para identificar especificamente o marcador aplicação. Este normalmente seria 4A 46 49 46 (JFIF) e 00 para terminar a string. Normalmente, essa seqüência de zero encerradas será "JFIF", mas usando o exemplo anterior de câmeras digitais Canon esta string será 45 78 69 66 (Exif). Maioria dos editores de imagem de lidar com todos os formatos JPEG, a menos que um formato proprietário é usado que não seguem o padrão JPEG.

Aqui está um resumo rápido. Procure a seqüência de byte seguinte, que começa no início do arquivo, mas lembre-se os marcadores de aplicação que pode variar: FF FF E0 D8 <skip dois bytes> 4A 46 49 46 00



Byte 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Hex FF D8 FF E0 Skip Skip 4A 46 49 46 00
Char ÿ Ø ÿ à Skip Skip J F I F  

 

 

Sendo assim, você pode estar verificando se realmente não passa de uma falsificação ou farsa.

Autor: Lucas Martinho
Em: 08/08/2011 - 11:51AM
Blog LY2F - Sessão de Pericia Forense

0 comentários:

Postar um comentário